Secretaria Municipal de Saúde recebe visita do PMAQ - Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica

Na tarde desta quarta-feira (22) a Secretaria Municipal de Saúde de Japira recebeu a visita de técnicos do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica), para uma avaliação da Unidade Mista de saúde de Japira.

O PMAQ é um programa do Ministério da Saúde que acompanha e avalia o padrão de qualidade no atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Foram avaliadas as equipes do programa Saúde da Família, Saúde Bucal e NASF. A equipe do PMAQ realizou uma análise de todos os profissionais que fazem parte das equipes de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde), da infraestrutura, equipamentos, medicamentos e satisfação dos pacientes.

O resultado da avaliação, que tem previsão para sair em Dezembro desse ano, é de suma importância para a população e para a estratégia municipal da saúde. Quanto melhor o desempenho, mais incentivos a serem repassados para nossa cidade.

Segundo o secretário de Saúde Altamir Monteiro, a avaliação do PMAQ é de extrema importância para o processo de trabalho da equipe, pois permite aprimorar as ações voltadas para prevenção e promoção da saúde, resultando no principal objetivo: a melhoria contínua da assistência à população.